quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Procura-se um Catequista e pode ser Você!

Bom Dia Catequistas!

Você catequista, já pensou na sua importância ?

Já pensou na diferença que você pode fazer a um irmão em Cristo?
Já pensou nas diferenças que já fez em sua caminhada como catequista?
Já pensou naqueles que ainda precisarão da sua ajuda?
As vezes reclamamos, pensamos em chutar o balde, mas esquecemos da importância que temos na vida das pessoas. Imagina o mundo sem catequistas? 
O que seria da Igreja Católica ?
Por tão pequena que pode ser nossa turminha na catequese, podemos ainda atingir multidões levando o verdadeiro Cristo nos corações das pessoas.
Em uma única árvore pode surgir muitos e muitos frutos, e desses frutos muitas e muitas sementes, e dessas sementes muitas e muitas árvores. Assim é a nossa caminhada.
 
 

Encontro de Catequese: Deus me ama

Todos nós queremos ser felizes. Mas como?
Tendo dinheiro, beleza, saúde, prazer, sucesso...
Mas tem gente que tem tudo isso e ainda não é feliz.
Sente falta de algo, ou melhor, de alguém, alguém capaz de dar sentido à vida.
Esse alguém é Deus, que ama tudo quanto criou, principalmente o ser humano e por isso, somente quando Deus está em nossa vida somos felizes.
No fundo do coração, da inteligência, da alma, Deus sempre nos fala sobre o Seu plano de amor.
Deus nos criou por amor e para o amor.
Deus ama a todos e cada um de maneira pessoal como cada um necessita ser amado.
Deus o conhece mais do que ninguém.
Deus o ama como você é, com sua história, defeitos e qualidades.
Deus não ama seus defeitos, mas ama você.
Deus não o ama pelo que você faz, e sim pelo que você é.
Por isso, Ele quer o melhor para você.
Ele tem um plano de amor ainda que tenhamos momentos de tristeza, sofrimento, conquista e alegria.
Em cada momento Deus está ao nosso lado para nos ajudar.
Muitas vezes não sabemos ou não queremos escutá-Lo, mas Ele está sempre conosco.
Só encontraremos a felicidade plena se vivermos conforme o plano que Deus tem para nós.
Se Deus é amor, Seu plano só pode ser um plano de amor, mesmo que nele haja tristezas e sofrimentos junto com alegria e satisfação.
Em cada momento Deus está ao nosso lado para nos ajudar.
A Bíblia nos diz:


"Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco.
Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele!" 
(1Jo 4, 16)

Tempo de meditar:
Catequista: Deus nosso Pai nos chama pelo nome, nos conhece mais do que nós mesmos e nos ama pelo que somos.
Leitor 1: Deus nos criou à sua imagem e semelhança.
Leitor 2: E nos convida a participar do plano de amor que tem para cada um de nós.
Todos: Deus nos deu inteligência para ouvirmos sua voz que fala ao nosso coração.
Catequista: Ele nos deu a vontade para escolhermos sempre o caminho do bem.
Leitor 3: Só encontramos a verdadeira felicidade quando descobrimos o verdadeiro valor de nossas vidas.
Todos: Deus nosso Pai, queremos ser fiéis ao plano que tem para cada um de nós. Ajuda-nos a ser aquilo que vós quereis para que possamos ser verdadeiramente felizes.

Atividades:

1) Lendo a Bíblia: O Apóstolo São João em sua primeira carta, nos diz que "Deus é amor". E São Paulo na primeira carta aos Coríntios nos diz quais são as qualidades deste amor. Leia 1 Cor 13, 1-13 e destaque as qualidades do amor verdadeiro.

2) Transcreva de 1 Jo 4, 7-11 o versículo que nos aponta a origem do Amor.

3) Em nossa sociedade, fala-se muito sobre o Amor. Será que as pessoas sabem o verdadeiro significado do Amor, conhecem suas qualidades, seus riscos e consequências?

4) Trabalho em grupo: Montar um cartaz que apresente várias características para o esquema abaixo:


(Fonte: Blog da Catequista Sheila/Encontros de Catequese)

Por que vamos à Missa todos os Domingos?

Nós cristãos participamos da missa porque o próprio Jesus marcou este encontro conosco: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).
A Missa é uma graça de Deus, pois através dela celebramos os mistérios de Cristo, nos alimentamos da Palavra e da Eucaristia que nos dão força e entusiasmo para nossos trabalhos diários e enchem nosso coração de alegria.
Vocês sabem por que o Domingo é considerado o “Dia do Senhor”?
Porque é o primeiro de todos os dias, no qual celebramos a Ressurreição de Cristo.  
Ao participar da Missa, estamos atendendo a um convite de Jesus. Nós nos encontramos com ele e com nossos irmãos e irmãs. (Fonte)
Veja também uma Atividade sobre "Boas Maneiras durante a Missa"

Encontro Catequese - Oração em casa com a Família

Olá a paz de Jesus!
A dica dessa semana para  a catequese  é a oração.
Encontro
Inciar o encontro com  a sua oração preferida de preferência.
Formação: A oração em família, falar sobre a oração nas casas com os pais e avôs.
Dinâmica: Oração preferida
Como fazer: Pedir para cada catequizando escrever em uma folha sem se identificar  qual a sua oração preferida e com quem aprendeu.
Recolher todas as orações e distribuir entre a turma, fazendo assim que cada uma fique com uma oração, para rezar durante a semana.
(Fonte: Blog Pais e Filhos)



 

Dicas para encontros de catequese

Deixai vir a mim as criancinhas: considerações sobre a importância do anúncio querigmático às crianças em idade de catequese.
A pedagogia catequética toma forma à luz da pedagogia divina, pois busca na prática de Jesus Cristo o jeito carinhoso de fazer ressoar nos corações a Boa-Nova a toda criatura, a todo tempo, momento e lugar. É o próprio Cristo quem nos capacita, dinamizando nossas possibilidades pastorais para que sejam identificados os elementos principais que compõem o processo unitário da iniciação à vida cristã. O primeiro elemento é a centralidade do mistério pascal, que inspira a vida comunitária e une as etapas dos sacramentos de iniciação. Outro elemento é o amadurecimento progressivo da fé, que desperta e implica o alto grau de responsabilidade da comunidade para colher e preparar seus novos membros, em especial as crianças.
Por isto, “é necessário desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que começa pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduz ao encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo” (Documento de Aparecida, n. 289). O anúncio alegre, dinâmico e carinhoso das realidades principais da nossa fé deverá constituir o eixo de todo o processo catequético e ser capaz de atrair nossas crianças a seguirem a Boa-Nova de Jesus Cristo.
Não podemos distanciar nosso trabalho catequético da realidade na qual vivem nossos catequizandos; do contrário, corremos o risco de afastar o próprio Deus de suas vidas e suas vidas de Deus. Mais do que nunca se faz necessário o “primeiro anúncio” (querigma) no convite para a adesão inicial e pessoal a Cristo. Apresentemos Jesus proclamando o Reino como uma nova e definitiva intervenção de Deus que salva com um poder superior àquele que utilizou na criação do mundo.
Recomendamos que o anúncio do querigma às crianças, ao longo dos encontros de catequese, seja realizado com base em práticas simples, que possibilitem uma vivência celebrativa sensível ao potencial religioso dos catequizandos, de modo que assumam a experiência de fé de forma livre, consciente e participativa.
Para tanto…
- ouçamos as vozes das crianças, reconhecendo o quanto estão motivadas para participar dos encontros de catequese e, em especial, para realizar o encontro pessoal com Jesus Cristo.
- não façamos de Jesus um mero personagem, como aquele dos contos de fadas ou dos desenhos animados. Ele deve ser apresentado como “pessoa real”, que está presente no meio de nós por meio de seus ensinamentos.
- que a própria pessoa do catequista seja querigmática, ou seja, que ela testemunhe para as crianças a importância desta adesão pessoal a Jesus Cristo.
- façamos uso dos textos bíblicos numa linguagem adequada à compreensão infantil, sem infantilizar a Sagrada Escritura. Histórias bem contadas são guardadas no coração!
- o modo carinhoso de anunciar o querigma se espelha na própria forma como Jesus fazia, na qual se encontram expressos modelos de acolhida às mais diversas situações.
- planejemos encontros que tenham Jesus Cristo como centro, pessoa presente a cada encontro. Apresentemos às nossas crianças os ensinamentos de Jesus e reflitamos, com elas, o que o Pai nos pede a partir desses ensinamentos.
- solicitemos a elas que desenhem, conversem, encenem Jesus presente em várias situações e que, também, coloquem suas intenções (pedidos e agradecimentos) em honra de seu nome. Possibilitemo-lhes a reflexão do que Jesus faria diante das situações cotidianas que envolvem nossos pequeninos.
- nas celebrações, abramos espaço para suas participações, de modo que elas se sintam pertencentes à vida da comunidade cristã e, consequentemente, à própria história da salvação.
- tornemos nossos pequeninos continuadores da história da salvação, associando Jesus Cristo a todas as ações cotidianas que fazem da vida algo bom de se viver.
Nos encontros de catequese, devemos ter uma prática acolhedora que confia nas crianças como precursoras (continuadoras) da missão evangélica. Com uso de jogos, brincadeiras, retiros espirituais e celebrações, façamos chegar à essência de suas identidades o primeiro anúncio, pois somente com ele constituído é que o crescimento na fé será concretizado.
 
Estes textos e imagens foram tirados do site: Catequese com Crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário